Santa Catarina expande corredor elétrico e impulsiona mobilidade sustentável |
Enfermarias da Dengue são instaladas em Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Iniciativa visa reforçar atendimento à população
A cidade de Joinville dá um importante passo no combate à dengue com a inauguração das Enfermarias Especializadas na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Glória. O serviço, que iniciou o atendimento nesta segunda-feira (15), visa otimizar o cuidado com pacientes diagnosticados com a doença, proporcionando uma estrutura dedicada e de qualidade.
A montagem das outras duas enfermarias, nas UBSFs João Costa e Aventureiro III, está em fase final pela Secretaria da Saúde, as quais entrarão em funcionamento assim que estiverem devidamente equipadas e com a demanda para transferência.
Essas unidades especializadas em dengue funcionarão ininterruptamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, para garantir o suporte necessário aos pacientes.
"A nossa missão com as Enfermarias Especializadas em Dengue é proporcionar apoio à Atenção Primária e às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Elas recebem pacientes que já passaram pela primeira linha de cuidados nas Unidades Básicas de Saúde e necessitam de cuidados adicionais. Este é um serviço novo, adaptável conforme as necessidades e demandas", destaca a médica Luana Garcia Ferrabone, diretora técnica da Secretaria da Saúde.
O atendimento nas enfermarias é personalizado, adaptado à evolução clínica de cada paciente. Dependendo da necessidade, podem receber alta, manter o acompanhamento pelo Monitora Dengue ou ser encaminhados para internação hospitalar através da Central de Regulação, administrada pelo Governo do Estado.
Dentro dessas enfermarias, os pacientes recebem medicação, hidratação e realizam exames conforme a prescrição médica. A Secretaria da Saúde providencia o transporte necessário entre o local de atendimento inicial e as Enfermarias Especializadas. Além disso, o serviço conta com o apoio de uma ambulância Unidade de Suporte Avançado, funcionando como uma UTI móvel, em convênio com os Bombeiros Voluntários.
"Os pacientes que apresentem sintomas de dengue, como mal-estar, dores articulares, febre e dor atrás dos olhos, devem procurar a Atenção Primária, ou seja, os Postos de Saúde. Eles são a nossa porta de entrada para o atendimento", reforça a médica.
Entretanto, é crucial que os pacientes fiquem atentos a sinais de agravamento da doença e busquem atendimento imediato nas UPAs ou hospitais, especialmente em casos de sangramentos, pressão baixa, dores abdominais intensas, sensação de desmaio e tontura.
Outro alerta importante é sobre a hidratação. Pacientes com suspeita de dengue devem aumentar o consumo de água, com uma indicação média de seis litros por dia para a maioria das pessoas.
Deixe seu comentário